Entre os dias 16 e 23 de outubro, o coordenador da Rede Brasileira de Serviços de Preservação Digital (Rede Cariniana) do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), Miguel Arellano, esteve na Bélgica, onde cumpriu uma agenda de compromissos que incluiu apresentações de trabalho, reuniões, workshops e visitas técnicas e institucionais com parceiros da Rede.
Na Conferência Internacional sobre Preservação Digital – iPRES 2024‘, principal evento internacional sobre preservação digital no mundo, o coordenador apresentou o artigo ‘As Políticas de Preservação Digital nas Redes LOCKSS’, escrito em parceria com o pesquisador João Andrade (UFPE). Miguel também apresentou o pôster “Implementação de metadados de preservação para digitalização de documentos videográficos de saúde pública no Brasil”, realizado em conjunto com João Guilherme Machado, Cleomar Huche Lopes e Eliane Pontes (FIOCRUZ). Na ocasião, também foi apresentado o pôster sobre “Preservação Digital no Sistema de Justiça Brasileiro”, de Fernanda Maciel, Mariana Lousada Pinha e Alexandre Costa.
No dia 21 de setembro, o coordenador se reuniu com líderes das redes internacionais de preservação digital LOCKSS, no qual foram apresentados todos os avanços das redes. De acordo com Miguel, “a Rede Cariniana e seu programa de formação em preservação digital foram muito bem recebidos no encontro”, o que proporcionou um importante intercâmbio e uma atualização sobre as atividades das redes ao redor do mundo.
Já no dia 23, aconteceu uma reunião técnica com a equipe de especialistas em preservação digital das Bibliotecas da Universidade Livre de Bruxelas (ULB) a fim de promover a troca de perspectivas e experiências sobre as coleções digitais e as estratégias de preservação digital. Na visita, explicou o coordenador, foi possível conhecer vários programas de digitalização e de resgate de documentos históricos, além de conhecer a metodologia e todo o fluxo de digitalização e arquivamento da instituição.
Houve ainda visitas institucionais à Biblioteca Real da Bélgica e ao Arquivo do Parlamento Flamengo de Bruxelas. De acordo com o coordenador, a programação de eventos e visitas na Bélgica foi uma oportunidade de prospectar mais visibilidade ao projeto de Preservação Digital e Análise de Risco em Repositórios Institucionais da Rede Cariniana e trocar experiências e conhecimentos com parceiros e redes.
Fonte: Gov.br